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5 Pilares de Sucesso na Gestão de Perdas no Varejo

18 de maio de 2018, por Anjos da Guarda
5 Pilares de Sucesso na Gestão de Perdas no Varejo

Qualquer empresa de varejo, independentemente do tamanho, possui metas a alcançar. O alcance destas metas sempre será influenciado pelos ambientes interno e externo, gerando as incertezas, que se concretizarão dependendo das potenciais fontes de perdas e do tipo e da qualidade do controle exercido.

Então podemos afirmar que o sucesso da gestão de perdas depende da eficácia da estrutura, pois essa estabelece os meios organizacionais para a sua efetiva aplicação.

Pensando nisso, apresentamos os pilares de uma boa gestão de perdas no varejo:

1) Recursos Humanos:

A seleção deve partir do princípio da adequação da pessoa a atividade para que está alcance eficiência e eficácia no cargo. Do ponto de vista da segurança deve-se observar:

  • Realização de teste de personalidade ou de simulação;
  • Confirmação de todas as informações do currículo durante a entrevista;
  • Percepção dos aspectos comportamentais.

Contar com uma boa equipe de funcionários e com bom serviço de segurança patrimonial, ajuda a combater situações críticas e reduz, consideravelmente, os prejuízos.

2) Inventários

Diante das adversidades ocorridas no varejo, adotar medidas preventivas é um bom começo para evitar perdas, em que podemos começar com a realização de inventários periódicos, que em média, deverão ser praticados a cada quatro meses.

3) Controle Eletrônico

Deve-se utilizar os meios ativos de segurança (câmeras, sistemas de alarmes, iluminação automatizada, controle de acesso, etiquetas antifurto etc.) para preservar a proteção de mercadorias.

4) Controle e Monitoramento

O amplo acompanhamento dos processos (check-list, controle de chaves, padrão de tempo por atividade, nível de produtividade) pela equipe de prevenção de perdas permite que identifique, antecipadamente, a necessidade de ajustes operacionais, tendo como consequência a diminuição da perda e a inibição de ações ilícitas internas ao estabelecer um ambiente controlado e organizado.

Veja as vantagens em adotar ações de controle e monitoramento:

  • Evitar a incidência de palletes mal montados (acompanhamento do estoque);
  • Inibir a ocorrência de empilhamento deficiente que podem gerar perdas por avarias;
  • Garantir que as condições de armazenamento de perecíveis estão adequadas de acordo com critérios preestabelecidos;
  • Controle específico para produtos de alto risco (produto pequeno de alto valor);
  • Controle específico para produtos de alta quebra;
  • Investigação de incidentes para determinar a causa da perda (erro, ação deliberada etc.) com a respectiva aplicação de sanções disciplinares, quando identificado negligência, imprudência ou dolo por parte de funcionários, (de acordo com a CLT) para evitar a sensação de impunidade no ambiente e controlar o risco de fraude interna.

5) Treinamento para área de prevenção de perdas.

O treinamento deve explorar e ampliar a capacidade cognitivas da equipe de prevenção de perdas para que as ações operacionais consigam realizar o controle preventivo do furto de mercadorias e produtos através da identificação dos padrões comportamentais que indicam risco.

As perdas e quebras podem ocorrer em qualquer etapa do processo de operação do varejo por isso é preciso manter uma estrutura eficiente que minimizar as ocorrências.

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