Notícias

A importância de contratar o serviço Vigilância Patrimonial

25 de outubro de 2017, por Anjos da Guarda
A importância de contratar o serviço Vigilância Patrimonial

A sensação de insegurança é comum entre as pessoas. E não é só quando andamos pela rua que isso acontece. Tanto em casa quanto no local de trabalho, a impressão é de que poderemos ser alvo de alguma prática criminosa.

Os números confirmam esse temor. Em cinco anos, os crimes contra o patrimônio em BH aumentaram aproximadamente 100%, segundo um balanço realizado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). De acordo com o balanço, o número de crimes violentos contra o patrimônio na cidade quase dobrou de 2012 para 2016, passando de 23.186 para 43.120 registros, um aumento de 86%. Esse indicador é maior. Os dados apresentados acima são referentes apenas ao acumulado de janeiro a novembro de 2016, visto que o balanço referente ao ano passado não foi fechado pelo Seps. Portanto, para que você possa se prevenir e diminuir os riscos de sofrer este tipo de violência, é importante investir no serviço de vigilância patrimonial.

Não sabe exatamente o que é? Então, continue a ler este post e entenda qual a função e o porquê é tão importante contratar o serviço de vigilância patrimonial.

O que faz a Vigilância patrimonial?

A vigilância patrimonial é um serviço criado com o objetivo de promover a segurança de bens e pessoas, reduzindo os riscos de danos ou perdas ocorridas em roubos e invasões. Estas empresas de segurança privada estão autorizadas a fazer a proteção de residências e estabelecimentos comerciais, e de grandes eventos promocionais (exposições e feiras), esportivos e culturais (shows).

Elas também podem exercer as atividades de segurança pessoal, escolta armada, transporte de valores e escola de formação de vigilantes, desde que tenham autorização específica da Polícia Federal para cada categoria. É importante observar que, para atuar nesse segmento, a equipe deve ter feito o curso de extensão específico para o exercício da atividade. Empresas de segurança privada não podem exercer atividades de vigilância em vias públicas.

Planejamento em Segurança

É interessante que a empresa apresente planos de ação preventivos para minimizar o risco de possíveis ocorrências. Essa iniciativa é vista como uma boa prática, que contribui para a segurança de todos.
Avalie se a empresa contratada oferece cursos periódicos a seus funcionários, se faz sugestões de melhoria da segurança in loco e se disponibiliza material e palestras de apoio para assegurar a proteção do cliente, prestadores de serviços, colaboradores e patrimônio físico.

Agora que você já sabe o que é e qual a importância de contratar o serviço de segurança patrimonial, baixe o nosso e-book gratuito “Dicas para contratar uma empresa de segurança” e veja quais informações que precisam ser avaliadas no momento da contratação de uma empresa de vigilância.