Notícias

Proteja as Crianças!

29 de janeiro de 2016, por Anjos da Guarda
Proteja as Crianças!

[vc_row][vc_column][vc_empty_space][vc_column_text]As crianças de hoje estão muitos mais conectadas e tecnológicas que nós, adultos. Isso é bom, pois demonstra boas habilidades e inteligência para lidar com o novo. Mas, precisamos ficar atentos a tudo que elas estão vendo e ouvindo na internet e, principalmente, com quem estão conversando. A seguir, damos algumas dicas para fazer com essas conexões sejam produtivas e seguras:

Informação é a principal fonte de segurança

Converse francamente com os pequenos, utilizando uma linguagem que os faça entender sobre a importância de saber usar a internet com segurança. Mostre os riscos que eles correm ao passar informações pessoais ou ao conversar com desconhecidos. Atrás da tela de um monitor, pode ter um bandido, um sequestrador ou uma pessoa muito mal-intencionada. Nenhuma nova amizade vale o risco, por mais legal que a pessoa possa parecer.

Cuidado com as publicações nas redes sociais
É importante também cuidar das informações que a criança coloca em seu perfil nas redes sociais. Informações e imagens. Uma inofensiva foto com os amigos, na escola, já revela muitas pistas que comprometem a segurança, como: nome da escola e horário em que estuda. Dados suficientes para incentivar alguns indivíduos à prática de crimes e sequestros, por exemplo.

Cuidado com a webcam
É um recuso muito útil, mas que acaba fornecendo ao receptor a oportunidade de ver e gravar as imagens que estão sendo transmitidas. Peça as crianças para sempre pedirem autorização para utilizar a webcam. Como responsável, analise se realmente existe essa necessidade e, principalmente, se é seguro.

Cuidado com selfies
Selfie já é um vício. Basta colocar uma roupa nova, uma maquiagem, um boné descolado ou “estar de bobeira” para que as crianças e adolescentes sintam o desejo de fazer uma foto de si mesmo e publicar nas redes sociais. Oriente-os a sempre verificar se a foto está ok, se não existe alguém aparecendo acidentalmente, se alguma parte do corpo não está à mostra e se não há nada enfim, que possa comprometer a imagem da criança e das pessoas ao seu redor. Lembre-se que uma imagem na internet é facilmente disseminada e multiplicada em questão de segundos. Basta um print e uma pessoa mal-intencionada para transformar uma imagem em um “meme” comprometendo a tranquilidade de uma família inteira. Então, todo cuidado é necessário.

Agora que você já leu as dicas, esperamos que possa fazer bom uso da internet e que possa também orientar as crianças sobre a importância de navegar em segurança, protegendo sua imagem e suas informações. Nosso intuito, claro, é prevenir situações desagradáveis e perigosas, para que a internet seja utilizada exclusivamente como instrumento de comunicação e informação,[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]