Notícias

Roubos de cargas aumentam em Minas Gerais

23 de agosto de 2017, por Anjos da Guarda
Roubos de cargas aumentam em Minas Gerais

Em uma lista com 57 países, o Brasil é o oitavo mais perigoso para transporte de cargas. Em 44 dias, o país registra um número de roubos de cargas equivalente à soma registrada nos Estados Unidos e na Europa durante um ano inteiro. Em matéria produzida para o Diário do Comércio em julho, a jornalista Ana Amélia Hamdan apresenta um panorama sobre o assunto em Minas Gerais.

Segundo a jornalista, de janeiro a maio deste ano, foram registrados no Estado 661 roubos de carga, aumento de 11,2% no comparativo com igual período de 2016. O levantamento é do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas do Estado de Minas Gerais (Setcemg) e foi feito com base em dados dos órgãos de segurança.  Ainda de acordo com o Setcemg, Minas é o terceiro Estado do país em roubo de cargas – com cerca de 10% do total de ocorrências, ficando atrás do Rio de Janeiro e São Paulo.

Atentos a este cenário, separamos dicas que podem minimizar os riscos de roubo de carga. O ideal é conversar com a equipe responsável pelo transporte para o compartilhamento de informações.

Cuidado com caronas e chapas

Instrua sua equipe a nunca oferecer carona para estranhos.  Uma das formas das quadrilhas agirem é exatamente render o motorista e entrar em contato com os comparsas, já a espera da carga em um ponto combinado.

Essa dica vale também para contratação de chapas: busque profissionais conhecidos ou com referências.

Informe sua equipe sobre o trajeto da carga

Mantenha um arquivo sobre postos de serviço ou de combustível que sejam confiáveis ao longo do trajeto que será percorrido pela equipe. Alinhe também os pontos de hospedagem seguros antes dos motoristas iniciarem a viagem. É importante ressaltar que estacionar em acostamentos para dormir não é uma opção segura.

Estabeleça regras de contato

Estabeleça regras de contato com sua equipe.  Faça contato em intervalos regulares e locais pré-deteminados, principalmente em zonas que são consideradas de risco.

Um ótimo recurso de segurança eletrônica que auxilia no controle da localização da frota é o rastreamento veicular.  Esse sistema permite identificar movimentações ou desvios de rota não programados, tornando possível que o veículo seja bloqueado remotamente de forma escalonada, com total segurança.

Contrate um serviço de escolta armada

O serviço de escolta armada é uma atividade executada por uma empresa de segurança privada, que visa assegurar o transporte operacional de qualquer tipo de carga e o retorno da equipe com o respectivo armamento e demais equipamentos. A prática é autorizada pelo Ministério da Justiça, regulada e fiscalizada pela Polícia federal, conforme prevê a legislação brasileira.

A principal vantagem da escolta armada é justamente a maior proteção e segurança de cargas de alto valor, evitando prejuízos para a empresa. Este serviço é realizado por profissionais especializados e treinados para lidar com situações de roubo, sequestros, direção defensiva e evasiva, instruídos a agir de modo preventivo.

Dúvidas sobre o que deve ser considerado ao contratar o serviço de escolta armada? Fale conosco!

Invista na segurança de sua empresa. E conte sempre com o apoio da Anjos da Guarda.