Notícias

Se o movimento do comércio aumentou, invista mais na prevenção de perdas.

10 de dezembro de 2018, por Anjos da Guarda
Se o movimento do comércio aumentou, invista mais na prevenção de perdas.

O período festivo de fim de ano é uma ótima oportunidade para compras. O natal, as férias, as festas de empresas, o réveillon, são alguns exemplos de ocasiões que fomentam o consumo ao longo do mês de dezembro. Pesquisas apontam que há um aumento de cerca de 30% no fluxo de vendas nesse período.

Na grande maioria dos segmentos de mercado, o fluxo de pessoas cresce com a chegada do fim de ano, aumentando a necessidade de uma gestão eficiente do ambiente do seu negócio, principalmente no quesito segurança.

Portanto, o lojista deve identificar a sua real necessidade de investimento em tecnologia para monitoramento da sua área de vendas para evitar uma série de constrangimentos, além dos prejuízos por conta dos chamados furtos externos. Também deve-se ficar atento ao manuseio inadequado de produtos e o consumo de itens alimentícios dentro dos seus estabelecimentos.

No campo tecnológico a adoção de medidas como a instalação de câmeras de melhor qualidade com um dimensionamento adequado capaz de diminuir os pontos “cegos”, juntamente com etiquetas eletrônicas, antenas anti-furto e/ou embalagens de proteção, de acordo com o seu tipo de negócio, podem manter seu estabelecimento sob seu constante controle.

Porém, os investimentos não devem parar por aí, pois o uso da segurança eletrônica deve ser complementada com melhorias dos processos por meio da atualização ou mesmo criação de políticas de segurança, focando a realização de abordagens bem planejadas, políticas de contingência para o gerenciamento de crises (proteção da imagem do seu negócio) e principalmente, a realização de treinamentos para que todos os seus colaboradores entendam bem as normas, procedimentos e responsabilidades nas ações de prevenção de perdas.

Nós podemos afirmar que uma equipe atuante, que trabalhe como agentes multiplicadores das boas práticas de gestão de risco conseguem intimidar os criminosos, que desistem de cometer delitos em seu estabelecimento. Isto é PREVENÇÃO.

Para ajuda-lo nesta difícil tarefa, preparamos algumas dicas para você:

  • Se faça presente e prestativo para com seu cliente.
  • Quando duas ou mais pessoas entrarem juntas na loja e uma delas conversar com você, mantenha atenção nas demais pessoas.
  • Tenha um cuidado especial na abordagem para que ninguém se sinta ofendido.
  • Dizem que é o olho do dono que engorda o gado, por isso é importante manter-se presente para jamais deixar acontecer desconfortos. Por isso, o lojista jamais deve deixar o espaço sozinho. Se ele não estiver por lá, mantenha alguém de confiança.
  • Antes do início do expediente, não deixe a porta da loja semiaberta, isto é um risco desnecessário para você.
  • Deixe sempre os produtos com maior valor agregado nos fundos da loja e em um local bem monitorado.
  • Coloque grades de contenção nas vitrines no período noturno, evitando arrombamentos.
  • Evite que o caixa fique perto da saída e de costas para a rua.

Para termos um período de festas apenas com alegrias, como deve ser, nos também preparamos algumas dicas para os consumidores, afinal eles são a razão dos negócios. J

  • Manter a bolsa fechada e rente ao corpo.
  • Nunca atenda a pedidos de estranhos. Caso haja uma abordagem para pedir informações ou favores, peça ao recorrente que procure algum funcionário do local.
  • Tome muito cuidado com seu smartphone, pois ele é muito visado por criminosos.
  • Tenha atenção ao colocar produtos nas sacolas, que deverão ser fechadas.
  • Ao realizar o pagamento, confira seu cartão ou o dinheiro antes de sair.
  • Jamais saia do caixa ou da loja com dinheiro a mostra.

Gostou do post? Então, não deixe de nos seguir nas redes sociais e acompanhe nossas notícias em tempo real.