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Veja o que você precisa saber antes de contratar o serviço de vigilância para o seu condomínio

14 de novembro de 2017, por Anjos da Guarda
Veja o que você precisa saber antes de contratar o serviço de vigilância para o seu condomínio

Os condomínios vendem a imagem de uma solução segura de moradia nas grandes cidades. Afinal, a grande maioria conta com sistemas de segurança eletrônica e com portaria controlada 24h. Contudo, este aparato não tem intimidado a ação de criminosos, que estão cada vez mais especializados e atentos às falhas na segurança nestes empreendimentos.

Para reduzir os custos, alguns gestores optam erroneamente pela contratação de empresas de vigilância não regulamentadas. Pesquisas mostram que cerca de 70% dos condomínios brasileiros contratam empresas de vigilância armada clandestinas. A consequência disso são condomínios vulneráveis à ação de criminosos, sendo que, a concretização destes eventos sempre serão acompanhadas de impactos, que podem afetar a imagem, a parte financeira e o operacional dos empreendimentos.

Por isso, é tão importante contratar um serviço de vigilância de confiança e regularizado, com profissionais bem treinados e recursos de segurança compatíveis com as necessidades de cada cliente.

Então, leia este post e veja o que você precisa saber antes de contratar um serviço de vigilância de confiança.

Conheça a empresa

Essa dica serve para a contratação de qualquer serviço. No caso do serviço de vigilância, é preciso verificar a estrutura que a empresa possui e se os profissionais são qualificados e treinados para a atividade. Afinal, para que o serviço seja fielmente cumprido, é preciso que a empresa tenha uma boa estrutura, com equipamentos e profissionais capacitados a manuseá-los corretamente.

Além disso, é importante analisar os processos adotados pela empresa, se são burocráticos ou não. Isso porque, quando ocorrer uma situação de emergência, quanto mais rápida for a resposta da empresa de vigilância, menor serão os impactos para o condomínio.

Exija o Alvará de Funcionamento e o Certificado de Segurança

Infelizmente, ainda existem muitas empresas atuando de forma ilegal, o que pode ser muito perigoso. Isso porque, a falta de capacitação adequada pode colocar a integridade física dos moradores em risco, assim como a segurança física e jurídica do condomínio.

Por isso, antes de contratar o serviço de vigilância, verifique se a empresa está regularizada. Uma empresa de vigilância, para exercer sua atividade, precisa ter competência técnica e habilitação legal, comprovada por meio da Autorização de Funcionamento (Alvará) e pelo Certificado de Segurança, ambos emitidos pelo Departamento de Polícia Federal para certificar que a empresa foi fiscalizada e está apta tecnicamente a prestar o serviço.

Peça um plano de segurança

O Plano de Segurança elaborado especificamente para o seu Condomínio é o que vai guiar o trabalho da empresa de vigilância que você contratou. Nele, é detalhado as ações de segurança necessárias para proporcionar a segurança adequada ao cenário que os condôminos estão inseridos.

No plano estará especificado: o dimensionamento adequado da equipe de segurança, o sistema de alarme ideal dentro de um custo benefício condizente para o seu condomínio, assim como outros dispositivos de segurança dedicados a manter a incolumidade física do local.

Gostou das dicas? Então, não deixe de ler o nosso e-book “Cuide da segurança do seu condomínio!” e descubra como você pode promover a cultura de segurança no seu condomínio e torná-lo um lugar seguro para se viver.